Lesão do Plexo Braquial

O QUE É O PLEXO BRAQUIAL?

O plexo braquial é uma rede de nervos que se origina perto do ombro e pescoço. Os nervos começam na medula espinhal no pescoço e controlam a mão, punho, cotovelo e ombro. Nervos são como sistemas de fios elétricos que em todas as pessoas carregam mensagens do cérebro ao resto do corpo. Um nervo é como um cabo elétrico envolto por isolamento.

Nervos motores carregam informações do cérebro aos músculos para que o corpo se mova. Nervos sensitivos carregam mensagens de diferentes partes do corpo ao cérebro para sinalizar dor, pressão e temperatura. O plexo braquial apresenta nervos motores e sensitivos.

O QUE ACONTECE QUANDO O PLEXO BRAQUIAL É LESADO?

A rede de nervos é frágil e pode ser danificada por pressão, distensão ou cortes. Distensão pode ocorrer quando a cabeça e pescoço são forçadamente afastados do ombro, o que pode acontecer em uma queda de moto, por exemplo. Se muito severa, os nervos podem ser avulsionados ou arrancados de sua raiz no pescoço . Lesão por pressão pode ocorrer, por exemplo, em decorrência de edema na área após lesões musculares ou outras estruturas.

Uma lesão em um nervo pode interromper o fluxo de informações de e para o cérebro, impedindo os músculos do membro superior e mão de funcionarem adequadamente e causando perda da sensibilidade na área inervada pelo mesmo. Quando um nervo é cortado, tanto o nervo quanto seu envoltório (o isolamento) são afetados. Lesões por pressão ou distensão podem danificar as fibras nervosas que carregam as informações, mas o isolamento ao redor do nervo pode ou não ser afetado.

Quando o nervo é cortado, a porção ou ponta mais afastada do cérebro morre, enquanto o envoltório permanece saudável. A porção mais próxima ao cérebro permanece viva e, após algum tempo, pode começar a se recuperar.